INSPEÇÃO EXTRAORDINÁRIA

O QUE É UMA INSPEÇÃO EXTRAORDINÁRIA?

As inspeções extraordinárias destinam-se a identificar ou confirmar ocasionalmente as condições de segurança dos veículos, em consequência da alteração das suas características construtivas ou funcionais, por acidente ou outras causas que comprometem a segurança do veículo.

QUANDO SE REALIZA UMA INSPEÇÃO EXTRAORDINÁRIA?
  • Atribuição de matrícula nacional a veículos importados usados;
  • Inspeção das condições de segurança e conformidade da reparação a veículos acidentados em que os sistemas de travagem, direção e suspensão tenham sido fortemente afetados;
  • Veículos cujas suas características técnicas tenham sido objeto de alterações e por isso é necessário realizar uma inspeção para a identificação do veículo;
  • Veículos de transporte de crianças;
  • Alteração de veículos a GPL;
  • Veículos submetidos a inspeção determinada pelo IMT para verificações técnicas de confirmação das suas condições de segurança e conformidade com as características originais de homologação.
QUAIS SÃO AS FASES DE UMA INSPEÇÃO EXTRAORDINÁRIA?
  • Verificação da documentação do veículo;
  • Observação visual detalhada dos elementos de identificação;
  • Observação visual do veículo, exterior e detalhada;
  • Inspeção tendo em conta os procedimentos constantes do presente manual e demais regulamentação em vigor;

Documentos a apresentar:

  • Cópia do documento de identificação do veículo (a solicitar à direcção regional do IMT), ou print do referido elemento obtido por via informática a partir das bases de dados do IMT;
  • Documento da oficina que efetuou a reparação descrevendo a mesma, ou relatório de peritagem de companhia seguradora ou qualquer elemento oficial que permita caracterizar a forma como o veículo foi afectado bem como a natureza da reparação efectuada, indicando quais os elementos que foram reparados ou substituídos;
  • Ficha da última inspeção periódica efectuada (se aplicável) ou cópia do respectivo registo informático.

Condições do veículo:

  • Em normais condições de circulação e perfeito estado de limpeza, a fim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas;
  • Sem blindagens (forras e proteções, incluindo cavas das rodas) que impeçam a verificação de cotas da carroçaria, observação visual das reparações efectuadas e, caso se justifique, do número do motor;
  • Sem tampões que impeçam a verificação da geometria da direcção;
  • Sem pneus do tipo M+S, caso se justifique a verificação das características do motor.


Nota: Deve verificar níveis dos fluidos do motor e transmissão. No acto da marcação será informado (se aplicável) das condições específicas impostas pelos equipamentos para a marca e modelo do veículo (ex: nível de combustível). Poderá ser necessária a presença do técnico reparador.

Documentos a apresentar:

  • Documento de propriedade;
  • Impresso modelo n.º 9 do IMT, IP., devidamente preenchido e autenticado pelo fabricante do veículo ou seu representante legal ou pelos serviços do IMT, IP (A autenticação é dispensada caso seja apresentado Certificado de Conformidade Europeu (COC);
  • Original do certificado de matrícula, livrete ou documento de matrícula equivalente em uso no país de proveniência do veículo emitido pelas entidades oficiais (Também aplicável às matrículas de exportação).

Condições do veículo:

  • Em normais condições de circulação e perfeito estado de limpeza, a fim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas;
  • Sem blindagens que impeçam a verificação do número do motor e, caso se justifique, verificação de cotas da carroçaria;
  • Sem tampões que impeçam a verificação da geometria da direcção, caso se justifique;
  • Sem pneus do tipo M+S, caso se justifique a verificação das características do motor.

    Nota: Deve verificar níveis dos fluidos do motor e transmissão. No acto da marcação será informado (se aplicável) das condições específicas impostas pelos equipamentos para a marca e modelo do veículo (ex: nível de combustível). Poderá ser necessária a presença do técnico reparador.

Documentos a apresentar:

  • Ficha da última inspecção efectuada (se aplicável);
  • Certificado de instalação do sistema de alimentação de GPL, emitido por instalador reconhecido pelo IMT (original emitido há menos de 30 dias);
  • Nota de cálculo de fixação do reservatório (original);
  • Livrete e título de registo de propriedade, DUA ou documentos de substituição previstos pelo IMT.

Condições do veículo:

  • Em normais condições de circulação e perfeito estado de limpeza, a fim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas;
  • Sem blindagens que impeçam a verificação dos componentes do sistema GPL e, caso se justifique, do número do motor;
  • Com o reservatório de GPL pelo menos a meia carga;
  • Sem pneus do tipo M+S, caso se justifique a verificação das características do motor;
  • A placa ou autocolante GPL deve ser apresentada, mas não se pode encontrar instalada no veículo.

Nota: Deve verificar níveis dos fluidos do motor e transmissão.

Documentos a apresentar:

  • Ficha da última inspecção efectuada (se aplicável);
  • Livrete e título de registo de propriedade, DUA ou documentos de substituição previstos pelo IMT.

Condições do veículo:

  • Em normais condições de circulação e perfeito estado de limpeza, a fim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas.

Documentos a apresentar:

  • Ficha da última inspecção efectuada (se aplicável);
  • Livrete e título de registo de propriedade, DUA ou documentos de substituição previstos pelo IMT.

Condições do veículo:

  • Em normais condições de circulação e perfeito estado de limpeza, a fim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas.

Documentos a apresentar:

  • Ficha da última inspecção efectuada (se aplicável);
  • Livrete e título de registo de propriedade, DUA ou documentos de substituição previstos pelo IMT.

Condições do veículo:

  • Em normais condições de circulação e perfeito estado de limpeza, a fim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas;
  • Sem blindagens que impeçam a verificação do número do motor e, caso se justifique, verificação de cotas da carroçaria;
  • Sem tampões que impeçam a verificação da geometria da direcção, caso se justifique;
  • Sem pneus do tipo M+S, caso se justifique a verificação das características do motor.

Nota: Deve verificar níveis dos fluidos do motor e transmissão. No acto da marcação será informado (se aplicável) das condições específicas impostas pelos equipamentos para a marca e modelo do veículo (ex: nível de combustível). Poderá ser necessária a presença do técnico reparador.